Wednesday, March 28, 2007

Pazadas de talento

Recentemente li um artigo, numa revista que aprecio bastante pelo conteúdo, e pelo cuidado que tem na escolha dos artigos, no entanto ouve um que me despertou o interesse pelo facto de anunciar um novo “Rei”! Alguém que se está a destacar pelo talento que tem!

Não querendo desfazer, dado que não o conheço e o meu poder de avaliação não me permite falar da área em que é considerado por alguns semelhante a Tiger Woods, para os que me estão a ler, ponho os seguintes pontos á vossa consideração.

O nosso amigo com apenas 15 anos de idade é já o detentor de muitos prémios e considerado por muitos um fenómeno no golfe, de tal modo que já o comparam ao melhor jogador da actualidade nesta modalidade!

Portugal, tem cerca de 10 milhões de pessoas, mas poucos são os que podem sentir o gosto de jogar golfe, visto que 18 buracos semanais podem custar cerca de trinta euros ou mais. Isto dá algo como dois mil euros anuais, e nos quais não estou a incluir equipamentos, professores, treinos, deslocações, etc. Também acredito que o facto do pai desta criança ter um restaurante num campo de golfe deva ter ajudado muito e que até lhe tenha sido facilitados alguns descontos. Mas para quem não tem este tipo de possibilidades, acredito que isto limita logo á partida o acesso a muitos jovens de talento, certo?

Bom, mas o mais surpreendente é que este jovem talento, tem mais uns quantos ases na manga, porque além de excelente jogador é também um excelente aluno.
Apesar dos seus treinos diários...Diários? Isto deve dar mais de 18 buracos não!?!

O certo é que, entre treinos e torneios, metade do tempo que deveria passar na escola passa-o num campo de golfe, mas pasme-se, não invalidou o mesmo de ter tirado no exame nacional de matemática 97,5 por cento!!! Isto porque, tem por parte da sua escola um plano de estudo próprio, só para ele e é acompanhado via Internet pelos professores (Todos?).

Face a isto só posso acrescentar que acredito não estar só a falar pela minha pessoa quando afirmo, que adorava ter tido acesso a todo este tipo de apoio quando estive a estudar e disse aos meus pais que gostava de ser um artista plástico ou jogador da bola.

Para aqueles que continuam a ler, eis a melhor parte! O jovem talento deixou de pagar propinas! O pais inteiro protesta, porque não as quer pagar, e o nosso artista dos relvados deixa de as pagar, e porquê? Simples... puro mérito! Ele treina, joga, estuda, comemora com os amigos e graças á sua força mental, e não estou a falar de nenhum discípulo candidato a Jedi para a próxima saga do Star Wars, estou a falar de um Português, nascido neste planeta, neste pequeno país. Tenho por isso de lhe tirar o chapéu.

Agora pergunto, porque será tão difícil para tantos portugueses terem acesso ao ensino de qualidade? Porque é tão difícil tirar boas notas nos exames nacionais e confiar nos resultados obtidos? Porque é tão difícil comprar os manuais de ensino e materiais de apoio? Porque é tão difícil atribuir bolsas de ensino a quem delas realmente precisa, para não dizer merece? Será falta de talento ou de mérito? Ou será simplesmente por falta de DINHEIRO?

Por isso, jovem Português, se queres ser reconhecido pelo teu talento, a coisa é fácil, começa por jogar... Golfe!

Tuesday, March 20, 2007

Diga de sua justiça

No mundo não manda a justiça, esta é cega e quase que aposto que é surda!
Todos os dias o mundo é assolado por novos crimes, cada vez mais hediondos, cometidos por pessoas que perderam o sentido de moral, respeito e todo o bom senso.

Os nossos jovens não conhecem tais palavras! Não as aprendem com os pais, pois estes estão cada vez mais ocupados no trabalho. Não as aprendem na escola porque os professores por motivos que vão desde a falta capacidade pessoal ou por falta de apoio dos elementos mais altos da escola e do estado não lhes permitem reagir ou ter autonomia para se fazerem respeitar, e de lembrar que quando o tentam são agredidos tanto pelos alunos como pelos pais dos mesmos!!!

Mas a culpa também é nossa! Somos nós que nos nossos brandos costumes, não exercemos o nosso poder como povo para tirar o poder a quem não o sabe exercer. Somos nós que não zelamos pela educação dos nossos filhos. Somos nós que por não confiarmos já em nada nem em ninguém, permitimos que ninguém além de nós faça justiça sobre os nossos filhos e que origina esta “bola de neve” que no fim nos acaba por apanhar a todos.

Há que repor os valores e as regras básicas de conduta social, há que os acompanhar e servir de exemplo, respeitar a liberdade de quem nos rodeia e saber impor respeito pela nossa. Há que abandonar os interesses mesquinhos, retirar-lhe os programas que apelam á violência, a fantochada que nada lhes ensina. A televisão carrega as nossas mentes para a ignorância, faz-nos acreditar em mundos irreais, em contos de fadas. Despertem, saiam e respirem o ar que vos rodeia, o convívio é real, partilhem a vossa experiência com quem está ao vosso lado, não acreditem em tudo o que vos diz a televisão.

Saturday, March 17, 2007

Nem Dr, Nem Eng

A mais pura das verdades! Nem uma coisa nem outra!
Sou apenas mais um elemento do "Ze Povinho", embora daquele tipo muito curioso, que quando defrontado com certas situações na vida, não consegue estar calado e passa a por vezes por inconveniente ao questionar o porquê.

Assim, se aqui disser alguma coisa que não seja correcta, ou de todo verdade, digam-me.
Terei todo gosto em repor a justiça da verdade, desde claro que me apresentem factos, que possam facilmente ser consultados e que sejam credíveis em termos de fonte.

Não me considero "Xico esperto", nem pretendo ofender ninguém, mas se existe verdade na frase "onde há fumo há fogo" de uma coisa estou certo, posso não ver o fogo, mas consigo cheirar o esturro!

Assim e a titulo de exemplo dos assuntos que aqui irei abordar aqui neste blog, temos o Sexo, tema favorito da maior parte e as guerras que este gera, e de Dinheiro. Á partida podem parecer coisas distintas, mas quase todos os males que afectam a sociedade moderna têm origem nestes dois pontos.

Esta é a teoria que eu defendo, poderá não ser a vossa, mas todos temos direito á nossa opinião