Recentemente li um artigo, numa revista que aprecio bastante pelo conteúdo, e pelo cuidado que tem na escolha dos artigos, no entanto ouve um que me despertou o interesse pelo facto de anunciar um novo “Rei”! Alguém que se está a destacar pelo talento que tem!
Não querendo desfazer, dado que não o conheço e o meu poder de avaliação não me permite falar da área em que é considerado por alguns semelhante a Tiger Woods, para os que me estão a ler, ponho os seguintes pontos á vossa consideração.
O nosso amigo com apenas 15 anos de idade é já o detentor de muitos prémios e considerado por muitos um fenómeno no golfe, de tal modo que já o comparam ao melhor jogador da actualidade nesta modalidade!
Portugal, tem cerca de 10 milhões de pessoas, mas poucos são os que podem sentir o gosto de jogar golfe, visto que 18 buracos semanais podem custar cerca de trinta euros ou mais. Isto dá algo como dois mil euros anuais, e nos quais não estou a incluir equipamentos, professores, treinos, deslocações, etc. Também acredito que o facto do pai desta criança ter um restaurante num campo de golfe deva ter ajudado muito e que até lhe tenha sido facilitados alguns descontos. Mas para quem não tem este tipo de possibilidades, acredito que isto limita logo á partida o acesso a muitos jovens de talento, certo?
Bom, mas o mais surpreendente é que este jovem talento, tem mais uns quantos ases na manga, porque além de excelente jogador é também um excelente aluno.
Apesar dos seus treinos diários...Diários? Isto deve dar mais de 18 buracos não!?!
O certo é que, entre treinos e torneios, metade do tempo que deveria passar na escola passa-o num campo de golfe, mas pasme-se, não invalidou o mesmo de ter tirado no exame nacional de matemática 97,5 por cento!!! Isto porque, tem por parte da sua escola um plano de estudo próprio, só para ele e é acompanhado via Internet pelos professores (Todos?).
Face a isto só posso acrescentar que acredito não estar só a falar pela minha pessoa quando afirmo, que adorava ter tido acesso a todo este tipo de apoio quando estive a estudar e disse aos meus pais que gostava de ser um artista plástico ou jogador da bola.
Para aqueles que continuam a ler, eis a melhor parte! O jovem talento deixou de pagar propinas! O pais inteiro protesta, porque não as quer pagar, e o nosso artista dos relvados deixa de as pagar, e porquê? Simples... puro mérito! Ele treina, joga, estuda, comemora com os amigos e graças á sua força mental, e não estou a falar de nenhum discípulo candidato a Jedi para a próxima saga do Star Wars, estou a falar de um Português, nascido neste planeta, neste pequeno país. Tenho por isso de lhe tirar o chapéu.
Agora pergunto, porque será tão difícil para tantos portugueses terem acesso ao ensino de qualidade? Porque é tão difícil tirar boas notas nos exames nacionais e confiar nos resultados obtidos? Porque é tão difícil comprar os manuais de ensino e materiais de apoio? Porque é tão difícil atribuir bolsas de ensino a quem delas realmente precisa, para não dizer merece? Será falta de talento ou de mérito? Ou será simplesmente por falta de DINHEIRO?
Por isso, jovem Português, se queres ser reconhecido pelo teu talento, a coisa é fácil, começa por jogar... Golfe!
Não querendo desfazer, dado que não o conheço e o meu poder de avaliação não me permite falar da área em que é considerado por alguns semelhante a Tiger Woods, para os que me estão a ler, ponho os seguintes pontos á vossa consideração.
O nosso amigo com apenas 15 anos de idade é já o detentor de muitos prémios e considerado por muitos um fenómeno no golfe, de tal modo que já o comparam ao melhor jogador da actualidade nesta modalidade!
Portugal, tem cerca de 10 milhões de pessoas, mas poucos são os que podem sentir o gosto de jogar golfe, visto que 18 buracos semanais podem custar cerca de trinta euros ou mais. Isto dá algo como dois mil euros anuais, e nos quais não estou a incluir equipamentos, professores, treinos, deslocações, etc. Também acredito que o facto do pai desta criança ter um restaurante num campo de golfe deva ter ajudado muito e que até lhe tenha sido facilitados alguns descontos. Mas para quem não tem este tipo de possibilidades, acredito que isto limita logo á partida o acesso a muitos jovens de talento, certo?
Bom, mas o mais surpreendente é que este jovem talento, tem mais uns quantos ases na manga, porque além de excelente jogador é também um excelente aluno.
Apesar dos seus treinos diários...Diários? Isto deve dar mais de 18 buracos não!?!
O certo é que, entre treinos e torneios, metade do tempo que deveria passar na escola passa-o num campo de golfe, mas pasme-se, não invalidou o mesmo de ter tirado no exame nacional de matemática 97,5 por cento!!! Isto porque, tem por parte da sua escola um plano de estudo próprio, só para ele e é acompanhado via Internet pelos professores (Todos?).
Face a isto só posso acrescentar que acredito não estar só a falar pela minha pessoa quando afirmo, que adorava ter tido acesso a todo este tipo de apoio quando estive a estudar e disse aos meus pais que gostava de ser um artista plástico ou jogador da bola.
Para aqueles que continuam a ler, eis a melhor parte! O jovem talento deixou de pagar propinas! O pais inteiro protesta, porque não as quer pagar, e o nosso artista dos relvados deixa de as pagar, e porquê? Simples... puro mérito! Ele treina, joga, estuda, comemora com os amigos e graças á sua força mental, e não estou a falar de nenhum discípulo candidato a Jedi para a próxima saga do Star Wars, estou a falar de um Português, nascido neste planeta, neste pequeno país. Tenho por isso de lhe tirar o chapéu.
Agora pergunto, porque será tão difícil para tantos portugueses terem acesso ao ensino de qualidade? Porque é tão difícil tirar boas notas nos exames nacionais e confiar nos resultados obtidos? Porque é tão difícil comprar os manuais de ensino e materiais de apoio? Porque é tão difícil atribuir bolsas de ensino a quem delas realmente precisa, para não dizer merece? Será falta de talento ou de mérito? Ou será simplesmente por falta de DINHEIRO?
Por isso, jovem Português, se queres ser reconhecido pelo teu talento, a coisa é fácil, começa por jogar... Golfe!

No comments:
Post a Comment