Thursday, April 12, 2007

Os Dez Mandamentos


De acordo com a minha procura na net, são dez, mas de forma abreviada! Pois estes derivam de 613 dos mandamentos descritos na Torá. Eu não quero estar a analisar o numero, mas sim o conteúdo que me parece “suspeito”. De acordo com o catecismo eles são (quem já os sabe que passe á frente!):


Primeiro: Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.

Segundo: Não invocar o santo nome de Deus em vão.

Terceiro: Santificar os Domingos e festas de guarda.

Quarto: Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).

Quinto: Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).

Sexto: Guardar castidade nas palavras e nas obras.

Sétimo: Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).

Oitavo: Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)

Nono: Guardar castidade nos pensamentos e desejos.

Décimo: Não cobiçar as coisas alheias.

Eu olho para isto e á “luz” daquilo que vou vendo ser apregoado pela Igreja Católica e do que se passa no mundo, eu leio...

Primeiro – Deves temer este ser que não vês, com quem não falas, mas que te poderá esmagar com um dedo mindinho.

Segundo – Não o deves chatear com os teus interesses mesquinhos, ELE tem coisas mais importantes em que pensar. Desenrasca-te!

Terceiro – Não te esqueças de lhe agradecer! Se estás a descansar, não é porque o mereces mas sim porque ELE assim quis! Não te esqueças de o convidar para todas as borgas e principalmente de lhe prestar devida homenagem, acima de todos os outros, porque se não fosse ELE não estarias aqui.

Quarto – Nada tenho a acrescentar, é demasiado obvio!!!

Quinto – Não te mates ou danifiques propriedade do teu Deus, pois ELE teve imenso trabalho a criá-los para tu estares a estragar os seus servos (escravos).

Sexto – Não levantes a “grimpa”! Não levantes a voz ou calunies o teu superior, tu não sabes de nada nem dos seus propósitos!

Sétimo – Não roubes aos teus irmãos pois eles têm tanto ou menos que tu! Não roubes aos ricos, porque eles têm mais de onde tiraste e podem pagar para te meterem atrás das grades.

Oitavo – Não digas do que sabes ou do que tanto trabalho te deu a aprender, porque quem esta acima de ti pode não saber e podia ficar mal, além disso não foi isso que ele te mandou fazer. Se não resultou á primeira (foi por tua culpa não te esqueças), resulta á segunda da maneira que TU sabes, mas que foi porque ELE se lembrou de tu sugerir, pois ele sabia que tu sabias que ELE sabia, porque já to tinha ensinado...ou qualquer coisa assim.

Nono – Não olhes nem queiras a tal mulher digna de capa de revista, porque essa não é para os teus dentes. Com o dinheiro que trazes nos bolsos não penses que é levando-a a comer um hambúrguer que ela vai querer sair contigo, ó pelintra!

Décimo – Não cobices aquilo que não podes ter. Vai antes trabalhar malandro. Porque quem te governa precisa que tu trabalhes, para poderem ter todos esses luxos que tu também gostavas de ter e que eles compram com as tuas oferendas (impostos).

Tenho certeza que muitos de vós não o lêem deste modo, mas cada um tem direito á sua opinião.

1 comment:

Teresa Durães said...

mostraste o da mulher alheia à cara metade??? ehehehhehe

(uma dá trabalho, duas...livra!!!!)

esse deus é um patrão do Diabo!